O que é a previdência privada?

A previdência privada, também conhecida como previdência complementar, nada mais é que uma aposentadoria que não está ligada ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), órgão do governo responsável pela Previdência pública no País.

Esse tipo de investimento é muito interessante para os brasileiros que querem garantir um futuro mais confortável – especialmente se levarmos em conta que a Previdência pública, que passou por uma reforma recente, não é mais uma alternativa de renda confiável para os trabalhadores do País.

As mudanças nas regras devem levar a um salto de 25% no número de brasileiros que investem na aposentadoria complementar, nos próximos 5 anos – um aumento de 16 para 20 milhões de pessoas. As estimativas são da consultoria Mercer e foram apontadas no ano passado.

Hoje, a aposentadoria privada já representa o equivalente a 25% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Parece bastante, mas ainda estamos bem atrás de economias mais desenvolvidas, como Reino Unido, Holanda e Suíça onde o percentual é de 100%, ou mesmo os Estados Unidos, onde os investimentos em previdência complementar representam 76% do PIB.

Previdência aberta e fechada

Apesar de a previdência privada não ser gerida pelo governo, ela é regulamentada e fiscalizada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), um órgão federal que acaba dando mais segurança aos brasileiros que querem ter um plano.

Interessado em previdência privada? acesse o site: https://henriquesser.com.br/