Antes de mais, importa referir que para este ano o financiamento é o fator chave no mercado imobiliário. A evolução das taxas de juro do BCE, o aumento da Euribor do crédito à habitação e os custos do financiamento bancário são também pontos importantes para decidir se compra ou não casa a venda. Nesta linha, fala-se de um aumento da aplicação de hipotecas de taxa fixa, o que se deveria ao aumento da Euribor. Isso permite que os bancos ofereçam outras opções, com juros mais altos, é claro.

Refira-se que é expectável que o acesso a estes créditos não seja uma avalanche de pessoas a receber o seu empréstimo (como se poderia pensar), uma vez que ter taxas de juro elevadas diminui a procura, o que pode provocar uma correção de preços. O lado bom de tudo isso, para quem quer comprar casa a venda em 2023, é que a queda na demanda é o que provoca a redução de preços em locais onde há grande oferta de imóveis.

Mas devemos ser claros: isso não se aplica a áreas onde investidores e compradores sempre tiveram grande interesse. Portanto, você deve saber que os preços permanecerão estáveis em áreas turísticas e cidades com alta demanda. Outro ponto importante para este ano em curso é o tempo. A incerteza econômica que se espera para 2023 fará com que muitos compradores adiem a compra de uma casa a venda, gerando um ajuste na demanda ao longo do ano.

Para quem prefere investir em construção, o panorama parece mais complicado. Existem alguns fatores que afetam a construção de nova casa a venda, como a guerra na Ucrânia e a falta de matéria-prima nas construtoras. Por esse motivo, a compra de imóveis usados é a opção mais escolhida, pois eles são entregues imediatamente e você pode saber os juros exatos da hipoteca. casas para alugar em Jardim Paraiso Botucatu