Assim que for apreendido pelo inquilino, ou que este perceba avarias no aluguel, o locador pode tomar as medidas necessárias para não deixar o problema resolver: enviar lembrete para o pagamento da renda, mudar-se ou enviar um profissional à casa alugada para avaliar e realizar quaisquer reparos necessários, lembrar o inquilino sem escrúpulos do contrato, etc.

Além da vantagem de controlar a gestão do seu aluguel do início ao fim, esta relação direta tem a vantagem de limitar os custos para o locador. Custos limitados para esses serviços – Ao privilegiar a gestão direta, o locador poupa além do custo da gestão quotidiana, o de serviços pontuais como: a procura de inquilino (este serviço é muitas vezes contabilizado separadamente, está sujeito a preços específicos que devem ser claramente indicados pelo profissional); execução da obra (além do custo da obra, o profissional será remunerado pelo acompanhamento da obra); a elaboração de documentos legais (renovação de arrendamento, inventário de saída); declarações fiscais; contratar seguro de aluguel não pago , etc. Estes serviços ocasionais deverão estar mencionados no contrato e a sua remuneração definida.

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A remuneração pode ser calculada com base numa taxa fixa (procura de inquilinos, elaboração de documentos legais, declarações fiscais) ou com base numa percentagem do orçamento da obra, por exemplo. Se a gestão própria do arrendamento tem certas vantagens, não se deve imaginar que é sempre um rio longo e calmo. Se a economia financeira é um ativo determinante, é preciso, no entanto, saber que será necessário dedicar-lhe um certo tempo e não deixar espaço para leviandades.